"O Teatro foi o primeiro soro que o homem inventou para se proteger da doença da angústia"

quinta-feira, novembro 17, 2011

Teatro D. Maria II. Secretário de Estado da Cultura demite Diogo Infante

O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, demitiu Diogo Infante do cargo de director do Teatro Nacional D. Maria II.

Na nota da Secretaria de Estado, citada pela Agência Lusa, lê-se que o actor "não será reconduzido no seu mandato e deixará, de imediato, de desempenhar as funções que ocupava em gestão corrente".

O mandato de Diogo Infante como diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII) tinha terminado a 30 de setembro de 2011.

A SEC reagia assim ao comunicado emitido esta quarta-feira por Diogo Infante, no qual anunciava a suspensão da programação para 2012 do Teatro, por causa das medidas de austeridade do Governo.

Em comunicado, a SEC acrescenta que "em caso algum permitirá o encerramento de qualquer teatro nacional ou a suspensão integral da programação do Teatro Nacional Dona Maria II, tal como foi sugerido pelo seu director artístico".

Recorde-se que a direcção do teatro tinha anunciado hoje a suspensão da programação para 2012, por causa das medidas de austeridade do Governo, nomeadamente "o corte financeiro muito superior ao efectuado nos restantes Teatros Nacionais".

No documento, Diogo Infante, afirma que "as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo e os cortes previstos no recentemente aprovado Orçamento de Estado atingiram no caso do TNDM II um valor acumulado, em 2012, na ordem dos 36%, agravado pelo aumento da taxa do IVA (23%)".

"A Direcção Artística e o Conselho de Administração do TNDM II alertaram e tentaram sensibilizar a tutela para as inevitáveis consequências de tais medidas, disponibilizando-se desde sempre para concertar uma solução que viabilizasse um futuro para o TNDM II, com um mínimo de dignidade, qualidade e sentido de serviço público que lhe é exigido e que está reflectido nos seus estatutos e missão", pode ainda ler-se.

Para Diogo Infante, houve um "corte financeiro [no TNDM II], muito superior ao efetuado nos restantes Teatros Nacionais".

"Parece-nos conter um erro de cálculo e ignora três anos de gestão equilibrada e taxas de ocupação recorrentes acima dos 90%, comprometendo de forma irremediável o atual projeto artístico do TNDM II, o seu modelo de gestão e toda a programação projetada para 2012", justificou.

"A Direcção Artística e o Conselho de Administração do TNDM II lamentam profundamente esta situação, mas é imperativo que todos tomem consciência das implicações que acarretam as medidas agora anunciadas, que vêm questionar desta forma a continuidade de uma estrutura basilar no panorama cultural português!" conclui Diogo Infante.

Este anúncio surge na véspera de o Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, ir à comissão parlamentar de Economia e Finanças dar explicações aos deputados sobre o Orçamento do Estado (OE) para 2012.

De acordo com a nova lei orgânica da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), o TNDM II passará a integrar um novo organismo, o Agrupamento Complementar de Empresas (ACE).

Este agrupamento inclui ainda os Teatros Nacionais São Carlos (Lisboa) e de São João (Porto), a Companhia Nacional de Bailado e a Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema.


Fonte: http://www.ionline.pt/portugal/teatro-d-maria-ii-suspende-programacao-2012

Paula

0 Commentários:

Enviar um comentário

<< Home