"Uma Peça de Teatro", pela Companhia de Teatro de Almada
O espectáculo “Uma peça de teatro”, que estreou durante o Festival de Almada 2007, estará em cena até ao dia 29 de Julho, na Sala Experimental do Teatro Municipal de Almada.
Uma peça de teatro passa-se no camarim de Leo, um velho actor que vê a sua carreira aproximar-se do fim. Vânia, a directora do teatro, oferece-lhe o papel de Rosencrantz em Hamlet, oferta que ele considera humilhante, mas que acaba por aceitar. Só que Leo virá a ser substituído por um actor mais jovem.Esta é uma peça sobre o teatro e a profissão de actor, cheia de reflexões sobre a arte de representar. Uma peça cheia de ironia e sarcasmo, onde paira a tragédia do envelhecimento, do esquecimento, do sair definitivo de cena, a aproximação da morte. Tudo impregnado de um amor profundo ao teatro e à vida.Solveig Nordlund
ERLAND JOSEPHSON
Erland Josephson nasceu em Estocolmo em 1923 e em 1956 entrou para o Royal Drama Theater de Estocolmo, do qual foi director artístico. Sob a sua direcção, esta companhia realizou várias digressões por toda a Europa. Enquanto actor Josephson participou em espectáculos de Peter Brook, e em filmes de Ingmar Bergman (de quem tem sido colaborador e amigo nos últimos cinquenta anos), Istvan Szabo, Andrej Tarkovskij, Liliana Cavani e Theo Angelopoulos.Para além da sua actividade como actor, Josephson é também poeta, dramaturgo e realizador de cinema. Durante vários períodos de tempo foi Presidente do Drama Institute, da Swedish Theater Association e da Swedish Actor’s Association.
Solveig Nordlund
Tem trabalhado no cinema na Suécia e em Portugal. Começou a trabalhar no cinema como montadora em filmes de João César Monteiro, Manoel de Oliveira, João Botelho, Alberto Seixas Santos, Thomas Harlan e em documentários políticos. Fundadora do Grupo Zero, participa em vários filmes colectivos entre os quais A Lei da Terra (1976). Em 1978, estreia-se na ficção com Nem Pássaro Nem Peixe. Realizou vários filmes sobre peças de teatro de Franz Xaver Kroetz (Música Para Si , Viagem Para a Felicidade, ambos de 1978 e Outras Perspectivas de 1980) ou Karl Valentin ( E Não se Pode Exterminá-lo? de 1979) em colaboração com o Teatro da Cornucópia. A sua primeira longa-metragem foi Dina e Django (1983) a que se seguiram Até Amanhã, Mário (1994), Comédia Infantil (1998), Aparelho Voador a Baixa Altitude (2000) e A Filha (2003). É também realizadora de curtas metragens e de documentários sobre escritores como Marguerite Duras, J.G, Ballard ou António Lobo Antunes. Fundou a sociedade Ambar Filmes. Estreou-se na direcção teatral em 1998 com A Noite é Mãe do Dia de Lars Norén (CCB / Malaposta).
Intérpretes Rogério Vieira, Teresa Gafeira, Nuno Nunes
Tradução Solveig Nordlund, Joana Frazão
Cenografia e figurinos Ana Paula Rocha´
Luz Acácio de Almeida
Bilheteira: O preço dos bilhetes varia entre os 6 e os 13 euros.
Para reservas ou qualquer informação contacte-nos através do telefone 212739360
Fonte: Campanhia de Teatro de Almada Newsletter
Paula